Newsletter Cadastre e receba nossas novidade!

Como Controlar as Etapas do Processo de Limpeza da Sua Empresa

10/01/2019

O Diretor Geral da Dikma Facilities, Djalma Quintino Malta Neto é quem explica os passos mais importantes para garantir o controle das etapas de limpeza. São eles:


Tenha um cronograma


Mantenha um checklist detalhando as atividades que devem ser realizadas e a frequência necessária. Assim, você e seus colaboradores conseguem facilmente visualizar o que deve ser realizado e de que forma.


Uma dica é colocar um prazo razoável para todas as tarefas, que seja acordado com as partes envolvidas no processo. Fazendo isso, você terá maior engajamento da equipe e poderá cobrá-las, pois ela mesma se comprometeu com os resultados e prazos.


Defina tarefas por periodicidade e prioridade


Tenha seus prazos bem alinhados, de acordo com a prioridade e necessidade. Divida as tarefas em diárias, semanais, mensais e assim por diante. Para cada período, deve-se estabelecer atividades diferentes. Essa pode ser uma boa hora para pôr em dia aquela limpeza que você tanto adia.


Para se ter um controle  mais efetivo das etapas de processo de limpeza no ambiente empresarial, crie processos padrão da limpeza, inspeção da liderança, medição do trabalho e auditorias.


Tenha em mente a impressão que você quer passar


Ainda é muito comum ver empresas que pouco se preocupam com a limpeza e padrão estético. Uma boa dica é olhar sua empresa e acessar seus ambientes com o ponto de vista do cliente e tenha em mente a experiência ou sensação que deseja ter ou proporcionar. Todos os ambientes devem estar harmônicos, pois a imagem que ficará é a de desleixo e desorganização. Para manter o ambiente empresarial sempre limpo, é preciso criar a cultura de não sujar. Melhor maneira de manutenção de um ambiente limpo e pagar menos por ela.



Atente-se aos cuidados com a área externa


Vale aqui ressaltar que não se deve negligenciar jamais a parte externa, como vidros, placas e fachadas. Contudo, limpezas externas exigem cuidados redobrados, principalmente quando envolve acesso por escadas ou cordas, evitando atividades que caracterizem desvio de função ou a possibilidade de um acidente trabalhista. Por isso, é fundamental que esse tipo de trabalho seja feito por profissionais capacitados. A empresa prestadora do serviço tem os materiais e equipamentos adequados para cada situação.


Conheça cada procedimento de limpeza


Tendo em mãos um cronograma e um checklist das tarefas já elaboradas e discutidas entre os usuários dos ambientes de trabalho, automaticamente, você entenderá as rotinas, nuances e horários não só de funcionamento, da hora que abre a hora que fecha, mas de como as coisas funcionam internamente com a equipe e suas rotinas.


Em outras palavras, é executar a rotina de limpeza para que o escritório funcione e, principalmente, para que ele não deixe de funcionar. Muito provavelmente, o espaço a ser limpo ou organizado necessitará da intervenção de um profissional de limpeza e equipamentos que costumam gerar ruídos. Entender como e quando se deve executar cada coisa, tornará tudo mais harmônico e menos estressante para todos.


O passo seguinte é delinear os processos, formalizando-os, o que tornará fácil de entender as atividades esperadas e as realizadas, e cobrar as partes envolvidas.


Para um adequado e efetivo funcionamento dos processos de limpeza são necessários, auxiliares de serviços gerais, líderes de limpeza e conservação, o gestor da empresa terceirizada e o gestor de relacionamento com o cliente.

Voltar para lista de notícias
DIKMA Serviços Gerais Ltda.
Rua 2B, N° 27, Civit II, Serra - ES CEP 29.168.068 Copyright © Todos os direitos reservados.
(27) 3434-1111
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior
Recomendamos o uso dos navegadores:
Projeto desenvolvido dentro
dos padrões de qualidade:
Desenvolvido pela: