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Limpeza do ambiente de trabalho: é possível otimizar?

03/01/2019

Você já parou para pensar em todos os gastos que uma empresa pode ter para se manter? Os itens vão além de funcionários e impostos. Ele até pode parecer inofensivo, mas o setor de limpeza é um dos grandes vilões dos gastos de um empreendimento. É por isso que você deve destinar a ele uma atenção especial. Você deve ter algumas dúvidas agora, que vamos tentar esclarecer ao longo do texto.

 

Quantos funcionários são necessários?

 

Dependendo do tipo de limpeza que acontece normalmente e dos fatores tempo e esforço empregados para executá-la, a higienização é um item que pode demandar uma quantidade maior de trabalhadores. De acordo com o diretor da empresa Dikma Facilities, Djalma Malta, uma análise técnica é necessária para dizer quantos funcionários estarão envolvidos nos processos de limpeza de um empreendimento.

 

É necessário algum tipo de treinamento para a equipe de limpeza?

 

O diretor informa que os trabalhadores contratados devem estar devidamente treinados e cientes das funções que exercerão dentro da empresa, de acordo com as particularidades de cada local, é claro. Não podemos esquecer que isso inclui ainda a rotina que o lugar costuma ter periodicamente, como suas regras e os hábitos dos demais funcionários que trabalham ali.

 

Qual o tipo de limpeza necessário para o meu negócio?

 

Djalma também explica que é necessário entender o tipo de limpeza da qual a empresa necessita, seja em seu dia a dia ou por um determinado momento. “Depende da atividade de cada empresa. Neste caso aplica-se a classificação de particularidades, grau de riscos, condições ambientais, processos e legislação”, relata.  Portanto, é preciso se atentar às prioridades de higienização, ou seja, os locais em que há uma necessidade maior ou mais frequente de limpeza.

 

É preciso ficar ligado(a) também a superfícies, aos dias em que cada local será limpo e a maneira como será feito, para que além de não atrapalhar a rotina do ambiente, ele permita que os funcionários desenvolvam suas funções da melhor forma possível e não tenham nenhum prejuízo com a limpeza, se habituando a ela.

 

Otimização do processo de limpeza através da mudança da cultura organizacional

 

Uma das soluções mais práticas para baratear os custos dos processos de limpeza dentro de uma organização é a otimização. Djalma pontua que para alcançar um resultado eficiente, sem prejudicar os negócios e sua rotina de funcionamento, é preciso primeiro saber o que o cliente espera para sua empresa e só então pensar em otimizar o serviço.

 

Assim, o passo principal é desmistificar alguns preconceitos com relação a higiene dos espaços. Essa conscientização faz com que os funcionários e demais frequentadores da empresa mudem hábitos prejudiciais a limpeza e adotem novos, visando a diminuição da sujeira.

 

Pequenas dicas para iniciar essa mudança de hábitos são:

 

Jogar o lixo no local certo

 

Retirar o excesso de poeira

 

Descartar itens não utilizados

 

Essas pequenas alterações diminuem a frequência de limpeza e otimizam o processo. À primeira vista, podem parecer mudanças mínimas, mas elas são capazes de melhorar a cultura de trabalho do local.

 

Com os novos hábitos é possível conquistar uma contribuição maior dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, podendo até ocorrer momentos compartilhados entre eles e de maior união da equipe. Aproveitem as novas experiências!

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